O programa de Administração da UFF do Campus de Volta Redonda foi criado em 2005. Devido a percepção da coordenação do curso quanto à vitalidade dos novos professores para criar uma cultura integrada na formação em administração, o processo para a implantação do LAGOS começou em 2007. O grupo de pesquisa SIMULAB da FEA/USP forneceu as bases de conhecimento para desenvolvê-lo.
O processo para a implantação do LAGOS começou por meio do aculturamento docente sobre jogos de empresas, na sequência houve a criação do programa de educação e pesquisa no âmbito do departamento e a aprovação do laboratório como um programa de extensão junto à Pró-reitoria de Extensão. Em 2008 houve a criação de disciplinas obrigatórias do Laboratório na grade do curso de Administração e a aprovação de um programa de monitoria vinculado ao laboratório junto à Pró-reitoria Acadêmica.
Em 2009 houve a vinculação do programa ao grupo de pesquisa também denominado LAGOS e assim começaram os primeiros projetos de iniciação científica. Ao longo dos anos ocorreram avaliações periódicas dos resultados do programa.
A partir de 2013 iniciaram-se as ações de stricto sensu com a vinculação de disciplina junto ao mestrado profissional em Administração, no qual foi possível iniciar parcerias com treinamento junto a empresas instaladas na região de atuação do mestrado, com destaque para a Peugeot Citroen (PSA) e MAN Latin America. Também neste período começaram a ser desenvolvidos estudos empíricos com os alunos do mestrado utilizando os fundamentos dos jogos de empresas como ambiente de pesquisa.
A partir de 2015 o escopo de pesquisa do programa foi ampliado. Primeiro foram inseridas as linhas de Estratégia e Capacidades para Tecnologia e Inovação e Apoio à Decisão e Desempenho Organizacional. Logo após foi incluída a área de Gestão de Projetos na linha de Ambientes Laboratoriais de Gestão. Diretório de grupos de pesquisa CNPq