Apresentação:
O evento pretende, por meio da realização de palestras, painéis e sessões científicas, discutir o papel dos métodos de aprendizagem inovadores (active learning, problem based learning, business game, case study, gammification) na qualificação dos profissionais ligados a área de gestão, refletindo criticamente sobre a sua responsabilidade diante do cenário de novas tecnologias e aspectos gerenciais.
Toda a metodologia do evento será estruturada a partir da articulação de várias áreas temáticas, de tecnologia, de educação e de pesquisa e será elaborada em conjunto com professores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Administração da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda, além da participação de pesquisadores e estudantes de outros programas.
O objetivo geral deste seminário é elaborar, durante o seminário SEA2, estratégias de construção de um diálogo essencial para pesquisadores do tema e propor novas formulações que visem a formação de parcerias e convênios entre as instituições participantes.
Objetivos específicos:
O evento é uma inciativa do grupo de pesquisa LAGOS (Laboratório de Gestão Organizacional Simulada) vinculado ao programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA).
Trata-se de um evento gratuito.
Período de submissão: 07/11 a 04/12/2016
Período de inscrição: 07/11 a 09/12/2016
Período de divulgação dos resultados: 07/12
Divulgação da Programação Geral: 09/12
Data do evento: 15 e 16/12/2016
Programação geral – Download
Submissão:
Site para submissão dos trabalhos – SUBMISSÃO
(1) Pesquisa com Aprendizagem Ativa (PAA)
Descrição: Estudos empíricos com detalhamento da aplicação de métodos ativos. Inclui-se também estudos abordando: Estilos de aprendizagem e Ciclo de aprendizagem.
(2) Tecnologias para Aprendizagem e Casos de Ensino (TAC)
Descrição: Relatos tecnológicos de desenvolvimento e aplicação de recursos de tecnologia da informação e comunicação (TICs) para a melhoria das práticas educacionais. Inclui-se: casos de ensino para práticas educacionais e desenvolvimento de material instrucional com inovações para a educação.
Resumo Expandido (até 2.000 palavras) e deve seguir a estrutura abaixo:
Introdução ( problema, justificativa e objetivos do estudo)
Fundamentação Teórica
Procedimento Metodológico
Resultados esperados
Trabalho Completo (até 8.000 palavras) e deve seguir a estrutura abaixo:
Introdução
Fundamentação Teórica
Procedimento Metodológico
Análise e Discussão dos Resultados
Considerações Finais
Relatos Tecnológicos e Materiais Instrucionais
Introdução (contexto da realidade, diagnóstico da situação)
Inovação ou intervenção realizada
Desenvolvimento Tecnológico ou conteúdo didático
Conclusão e contribuições
Casos de Ensino:
Sugere-se o método de Havard para casos de ensino.
Bibliografia Recomendada: Roesch, Sylvia Maria Azevedo. Como escrever casos para ensino de administração. São Paulo: Atlas, 2007.
Docente/Pesquisador – Titulação – Área – Instituição
Murilo A. Oliveira – Doutor – Administração – UFF
Gustavo da Silva Motta – Doutor – Administração – UFF
Pítias Teodoro Lacerda – Doutor – Administração – UFF
Eduardo de L. P. Carreiro – Mestrando – Administração – UFF
Lana Cristina de Oliveira – Mestrando – Administração – UFF
Érica Augusta Pachêco – Mestrando – Administração – UFF
Maria Clara M. de Souza – Graduação – Administração – UFF
Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Bloco A, Aterrado- Volta Redonda RJ 27213-415
Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Universidade Federal Fluminense (UFF).